Tel: +55(24) 2271-1124  |  Email: folha@folhapopular.net.br




Parceiros



UFJF compartilha a história de Juiz de Fora por meio de aplicativo de cartografia

Autoria: Redação  |  Fotos: Google Play



Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveu um aplicativo que utiliza cartografia para resgatar a história da cidade.

O aplicativo "Te vi por aí: Juiz de Fora – Saboya 1946-49", disponível para download em aparelhos Android, apresenta o plano de remodelação do espaço urbano de Juiz de Fora nos anos de 1946 e 1949, desenvolvido pelo engenheiro José Otacílio de Saboya Ribeiro, e o compara com o ambiente atual da cidade.

Como uma espécie de lupa, o aplicativo permite a visualização das plantas antigas, sobrepostas às imagens de satélites, permitindo a análise das mudanças ocorridas em quase meio século.

A ideia veio do mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFJF, Francisco Gomes, juntamente com seus colegas de mestrado Gustavo Amaral, Luciano Caramez e Lucas Pinheiro e a graduanda em Geografia, Ana Carolina Pereira.

"Com o aplicativo, por exemplo, podemos ver como era o traçado original do Rio Paraibuna antes e depois do processo de retificação, ou ainda observarmos como as vias públicas foram ampliadas e modificadas”, explica o idealizador.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo