Parceiros



Firjan apresenta propostas para o desenvolvimento de Três Rios e região

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação

Empresários entregaram ao prefeito Joacir Barbaglio projetos que são prioridade para a solução de gargalos e desenvolvimento econômico da cidade

 

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente de negócios e solucionar questões que atravancam o crescimento econômico de Três Rios e região, empresários da Firjan Centro-Sul Fluminense se reuniram com o prefeito de Três Rios, Joacir Barbaglio (Joa), na quarta-feira (3) para apresentar 15 propostas consideradas prioritárias pela federação. As demandas estão alinhadas ao Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016-2025, agenda estratégica construída pelos empresários da Firjan com soluções para os entraves ao desenvolvimento econômico e social das regiões fluminenses.
Segundo o presidente da Firjan Centro-Sul, Alceir José Corrêa, os temas foram amplamente debatidos e refletem a opinião dos empresários da federação, que anseiam por mudanças para que as indústrias tenham maior competitividade e a cidade possa atrair novos investimentos. “Nossa região viveu altos e baixos na última década. Depois de um incremento de empregos e indústrias, vivemos uma crise econômica e quando estávamos saindo da recessão, veio a pandemia. São momentos tensos, mas que deixam claro que a economia vive de ciclos e esse bom momento vai voltar. Para isso é preciso deixar o terreno pronto e criar um ambiente propício para a chegada de novas empresas e investimentos”, explicou.
Para isso, segundo a Firjan, é preciso investir na melhoria dos acessos e na infraestrutura dos distritos e condomínios industriais, como adequação do sistema e fornecimento de água, energia, gás natural e banda larga, muito deficiente em diversos pontos da cidade. Outra questão é a agilidade no processo de obtenção de alvarás e licenças, aumentando a integração de processos entre as secretarias municipais e das prefeituras do Centro-Sul.
Em relação à educação, a melhoria do nível de escolaridade e qualidade do ensino é prioridade. Os empresários cobram maior qualificação de professores e a expansão do acesso à internet nas escolas da rede pública, a fim de que os estudantes possam participar de projetos que envolvam novas tecnologias. “Os resultados desses investimentos são jovens mais capacitados e prontos para assumir responsabilidades no mercado de trabalho e sociedade, diminuindo o quadro de desempregados e ociosos”, afirmou Corrêa.
O documento ainda cita a criação de uma entidade consorciada para gerir o planejamento e as ações de impacto regional; a criação de um plano diretor regional de desenvolvimento integrado; a ampliação da rede de coleta de esgoto; e a criação de uma rede de centros de tratamento de resíduos urbanos e industriais para aumentar a destinação segura de resíduos.
O prefeito Joacir Barbaglio elogiou o encontro e agradeceu a iniciativa da Firjan em apresentar projetos que pensam o desenvolvimento do município. “Foi um encontro muito positivo, onde podemos ficar ainda mais por dentro da realidade do município e da região. Nós temos o desejo de fazer sempre o melhor para a população e sabemos que gerar emprego e renda é um importante passo para melhorar a vida dos nossos munícipes”, disse o prefeito.

Calçada Acessível
Na ocasião, o executivo ainda assinou a carta de intenções para a renovação e implementação do Programa Calçada Acessível, realizado pela Firjan em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). A iniciativa pretende criar um manual técnico para o município com regras e normas para a padronização de calçadas e passeios levando em consideração a acessibilidade, a inclusão e qualidade de vida dos cidadãos.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo