Parceiros



Cidades da Zona da Mata e Vertentes continuam na Onda Roxa do Minas Consciente, mas 'toque de recolher' é suspenso

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação

Decisão foi divulgada nesta quarta (7) e se sobrepõe às regras das prefeituras; restrições valem por mais sete dias. Fica proibida retirada de produtos em balcão no comércio não essencial entre 20h às 5h. Veja mais informações e outras medidas anunciadas.

As macrorregiões Sudeste, Leste do Sul e Centro-Sul, que compõem cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, vão continuar na Onda Roxa do "Minas Consciente" por mais uma semana. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Estado após mais uma reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 e será revista daqui sete dias. De acordo com o Governo de Minas, a etapa, que está em vigor há um mês, é impositiva e se sobrepõe às regras determinadas pelas prefeituras.
Nesta atualização, o Estado também divulgou que suspendeu o "toque de recolher" das 20h às 5h nos municípios mineiros e a proibição das reuniões familiares. Além disso, foram anunciadas outras medidas dentro da Onda Roxa.
As cidades da Zona da Mata que estão na Onda Roxa são: Além Paraíba; Argirita; Bicas; Chiador; Juiz de Fora; Leopoldina; Mar de Espanha; Santana do Deserto e Senador Cortes.

Toque de recolher e novas medidas
O Comitê Extraordinário Covid-19 também anunciou o fim da norma que restringe a circulação da população entre 20h e 5h e da medida que proibia reuniões familiares durante a Onda Roxa. Conforme o Estado, a suspensão atende a um acordo feito após questionamento de constitucionalidade por parte do deputado estadual Bruno Engler (PRTB).
Mesmo com o fim da proibição, o governador Romeu Zema (Novo) enfatizou que qualquer tipo de aglomeração ou trânsito desnecessário durante a pandemia não é aconselhado.
“Essas medidas não serão mais obrigatórias, mas é essencial que todos façam a sua parte para conseguirmos reduzir a propagação do vírus. Precisamos que a população mantenha todos os cuidados, use máscara e evite aglomerações para conseguirmos sair disso o mais rápido possível”, disse Zema.
Como medida compensatória para o fim da restrição de circulação de pessoas e da proibição de reuniões familiares, a Onda Roxa passa a proibir a retirada de produtos em balcão em todo o comércio não essencial entre 20h às 5h a partir de agora. Nesta faixa de horário, os estabelecimentos como bares e restaurantes só poderão funcionar em formato de delivery. Supermercados e padarias vão ter o funcionamento ampliado até as 22h, para reduzir a circulação de pessoas em horário de pico.

Onda Roxa
A fase mais restritiva foi criada para conter o avanço da contaminação pelo coronavírus e proíbe o funcionamento do comércio não essencial. A Onda Roxa é imposta a todas as cidades que forem classificadas nela, ou seja, mesmo que o município não tenha aderido ao "Minas Consciente", ele deve seguir as determinações estaduais enquanto estiver inserido nessa fase.
A saída das pessoas deve se restringir somente para acesso ou trabalho nos serviços autorizados a funcionar. Está proibida a circulação de pessoas com sintomas de gripe, exceto para atendimento médico.
Os comércios e serviços não essenciais podem funcionar com atendimento remoto (on-line ou telefone) em sistema de delivery. Já a retirada no balcão está proibida devido a suspensão do "toque de recolher". O consumo no local permanece proibido.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo