Parceiros



Estado apresenta panorama no Dia Nacional de Combate à Dengue

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação


A dengue é uma arbovirose (doença causada pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela) que tem atingido, anualmente, a população do Estado do Rio. Só em 2019, foram 31.210 casos. Para diminuir esse número, o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a doença, é a melhor solução. Neste sábado (21), o terceiro do mês de novembro, foi o Dia Nacional de Combate à Dengue. A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, faz um panorama da doença no Estado.

Em 2018, foram registrados 14.763 casos da doença, com dois óbitos. No ano seguinte, foram mais de 30 mil pessoas infectadas e nenhuma morte. Em 2020, esse número diminuiu muito, com 4.339 casos e também nenhum óbito. A pandemia é o principal motivo para essa queda, explica o porta-voz da secretaria, Alexandre Chieppe.

“A SES esperava, com base nos dados colhidos em 2019, principalmente por conta da reentrada do vírus 2 da dengue (vírus que havia circulado no Rio de Janeiro nos anos de 2007 a 2009), que houvesse um aumento de casos, porque uma parte significativa da população é suscetível a esse tipo de vírus. Mas não foi o que observamos. Isso conseguimos afirmar, porque não confirmamos nenhum óbito por dengue em 2020, até o momento no estado do Rio. Efetivamente o número de casos foi muito menor do que no ano de 2019. Há algumas hipóteses para isso ter ocorrido. Pode estar relacionado a questão do distanciamento social, de alguma forma, e ao fato de a gente ter outra epidemia concorrente, que de certa forma dificulta a entrada de um novo vírus no organismo das pessoas”, afirmou Chieppe.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo